quarta-feira, 20 de junho de 2012

Abertura de “Gabriela” foi feita com 150 quilos de areia do Ceará


Embora se passe em Ilhéus, no sul da Bahia, a nova versão da novela Gabriela, que estreou na segunda-feira (18), ganhou abertura – muito bonita, por sinal – com areia vinda do Ceará.

A equipe de Hans Donner tomou como base aquarelas do artista Mello Menezes que retratou seis paisagens e cenários importantes da trama. A partir disso, de maneira artesanal, efeitos que simulam o vento, as ondas do mar e pingos de chuva foram filmados com uma câmera especial capaz de captar imagens em mil frames por segundo.


Donner buscou inspiração na abertura da primeira versão da novela, exibida em 1975, também pela TV Globo, que trazia telas com pinturas que remetiam ao universo da história criada por Jorge Amado. Na primeira versão, o texto foi adaptado por Wálter George Durst. Agora, em 2012, o texto ficou por conta de Walcyr Carrasco.

A música de abertura continua a mesma da primeira versão: “Modinha pra Gabriela”, composta por Dorival Caymmi, na voz de Gal Costa. A trilha sonora da novela, aliás, traz dez músicas da versão original, entre elas “Coração ateu”, na voz de Maria Bethânia, “Filho da Bahia”, canção que projetou a cantora Fafá de Belém para o sucesso, e “Porto”, cantada pelo grupo MPB4. Na festa de lançamento da novela, em Salvador, o diretor Mauro Mendonça Filho, disse que escolha de alguns clássicos da primeira versão tem uma explicação muito simples: “Você pode até mudar o James Bond, mas não a música dele”, disse.

Com Informações: Mente Aberta - Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário