quarta-feira, 4 de junho de 2014

TVs locais usam Closed Caption na programação


As emissoras cearenses reafirmam diariamente o compromisso de estar cada vez mais próxima à comunidade. Pensando na inclusão social e na acessibilidade de conteúdo, a TV Verdes Mares (Globo), TV Cidade (Record), TV Jangadeiro (Band), NordesTV (SBT) e TV Diário ampliaram o serviço de Closed Caption para toda a sua programação.

Isso porque as emissoras de TV brasileiras deveriam atender a norma de acessibilidade definida pelo Ministério das Comunicações. Cada geradora deve oferecer, no mínimo, 16 horas diárias de programação com o recurso no período entre 6h e 2h de acordo com a norma, alerta a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel).


Como funciona e quem faz o Closed Caption?
O Closed Caption (também conhecido pela sigla CC) é uma expressão em inglês que significa legenda oculta, um sistema de transmissão de legendas de programas de televisão, filmes ou vídeos on-line.
Para acessar este recurso, basta acionar um botão no controle remoto (ou no menu da tela), mas é preciso que o televisor possua esta função como opção.
A legenda oculta descreve, além das falas dos atores ou apresentadores, qualquer outro efeito sonoro presente na cena como aplausos, música, passos, risos etc, reproduzindo detalhes e sensações.
O serviço de Closed Caption é contratado em empresas especializadas que transcrevem o áudio em tempo real. Este material é então enviado para um satélite e transmitido pelos televisores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário