sexta-feira, 13 de junho de 2014

O POVO amplia cobertura do Mundial

Arlen Medina Néri (O POVO), Laurindo Ferreira (Jornal do Commercio) e Mariana Carneiro (A Tarde)

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, exige esforço de cobertura extra dos meios de comunicação. E, pensando no leitor, os jornais O POVO, Jornal do Commercio, de Pernambuco; e A Tarde, da Bahia, se juntaram para ampliar ainda mais a cobertura dos três veículos durante o Mundial. As três capitais são sedes de jogos na Copa de 2014. A ideia é permutar conteúdos entre os três jornais e seus portais de notícias, o que vai possibilitar aos leitores do Ceará, Pernambuco e Bahia um acesso ainda maior a tudo que acontece nos bastidores das seleções.
“A concretização desta parceria sobre conteúdos é o que existe de mais moderno na comunicação. Juntos nós somos mais fortes. E ganhamos relevância editorial e institucional. Nós, no O POVO, acreditamos que, juntos com A Tarde e Jornal do Commercio, poderemos oferecer aos nossos leitores conteúdos diferenciados e sinérgicos”, destacou Arlen Medina Néri, diretor-geral de Jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO. Ele lembra também que a iniciativa fortalece a relevância da imprensa regional e acrescenta que essa parceria é inédita e tem potencial para ser ampliada.
Diferencial -  “Essa é a primeira experiência que temos de formar um pool de jornalismo e com certeza repetiremos em outros grandes eventos de relevância nacional”, comenta Laurindo Ferreira, diretor-adjunto de redação do Jornal do Commercio, de Pernambuco. A Arena Pernambuco, em Recife, terá quatro jogos pela 1ª fase da Copa. O primeiro será entre Costa do Marfim e Japão, no dia 14 de junho. Depois, Itália e Costa Rica, em 20 de junho. A Croácia enfrenta o México, no dia 23 de junho, e os Estados Unidos jogam com a Alemanha, em 26 de junho.
“Quem mais ganha com a parceria é o leitor, que terá um cardápio ampliado de notícias relacionadas à Copa, passando a contar com novos conteúdos”, afirma a diretora de Redação de A Tarde, Mariana Carneiro. “Contar com o olhar de veículos locais sobre esse momento especial que é a Copa traz um grande diferencial à cobertura jornalística”, avalia. Em Salvador, a Arena Fonte Nova recebe quatro partidas da 1ª fase: Espanha x Holanda, no dia 13 de junho; Alemanha x Portugal, em 16 de junho; Suíça x França, no dia 20 de junho; e Bósnia x Irã, dia 25.
Treinamentos para jornalistas - jornalistas do Grupo de Comunicação O POVO - composto por rádios, portal, jornal e TV -  participaram do painel “Repórter na defesa, repórter mais seguro - condutas do profissional de imprensa em áreas de conflito”, promovido pelo Exército Brasileiro, além de treinamento realizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS- CE) e Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará (Acert- CE). 
Os participantes repassaram as recomendações para o restante dos profissionais da Redação, durante um workshop, que contou com orientações da equipe de Segurança do Trabalho do Grupo. Os jornalistas, fotógrafos e motoristas receberam receberam dicas relacionadas a posicionamento, vestimentas e usos de equipamentos de segurança como máscaras e capacetes. 
Foi elaborado, ainda, um manual de cobertura para as manifestações a ser distribuído aos profissionais. Além da conversa sobre as orientações inseridas no manual, há multiplicação de informações dos profissionais do O POVO, que participaram dos treinamentos fora do jornal. 

Com Informações: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário