quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Fátima Bernardes deixa apresentação do JN e se dedica a novo programa.


A partir da próxima segunda-feira, dia 5, a jornalista Fátima Bernades deixa a apresentação do Jornal Nacional. Na terça, dia 6, Patrícia Poeta assume a bancada ao lado de William Bonner e passa o bastão de apresentadora do Fantástico para Renata Ceribelli no domingo seguinte. Fátima deixa o telejornal para preparar uma nova atração que irá estrear na grade da Rede Globo em 2012.

O anúncio das mudanças no jornalismo da emissora foi feito na manhã desta quinta-feira, dia 1, em uma entrevista à imprensa, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Carlos Henrique Schroder, diretor geral de jornalismo e esportes da Rede Globo, comunicou as novidades e comentou as decisões.

- O que está acontecendo aqui hoje remonta a aproximadamente quatro anos atrás, quando Fátima me procurou para falar da vontade, do desejo de ter um programa na Rede Globo. Começamos a falar sobre o projeto e, em 2009, ela foi incisiva: "vamos marcar a data" - conta Schroder - Começamos a pensar na substituição e ficamos satisfeitos, porque vimos que tínhamos várias possibilidades dentro da emissora. Minha ideia era a Patrícia, a do Bonner era a Patrícia e a do Ali Kamel era a Patrícia. Fizemos uma pesquisa muito simples e a aprovação da substituição foi maciça.

 Fátima Bernardes comentou a decisão de se afastar do Jornal Nacional para poder se dedicar integralmente ao novo projeto:

- É difícil acreditar que você vai deixar o maior programa jornalístico da emissora e conseguir espaço para um novo projeto. No começo era uma ideia e foi virando uma vontade enorme. Eu me dediquei muito para que em abril desse ano estivesse com esse projeto pronto. O Jornal Nacional já é um desafio muito grande e agora, com esse novo projeto, estou com o coração leve, feliz de ver a Patrícia Poeta no JN e com a chegada efetiva da Renata Ceribelli à apresentação do Fantástico. É muito bom ver essa evolução natural.

O convite para assumir a apresentação e a edição executiva do telejornal pegou Patrícia Poeta de surpresa. Para a jornalista, estar em um lugar ocupado anteriormente por Fátima Bernardes é uma grande honra.

-  Quando o Schroder e o Ali Kamel me chamaram para uma conversa e me fizeram o convite, eu não levei um susto, eu levei o susto.  Demorei um pouco para processar a informação. Confesso que já tinha recebido um presentão, que é o Fantástico. Fiquei feliz e honrada com o convite. É uma honra para mim sentar naquela cadeira sabendo que durante 14 anos ela foi ocupada pela jornalista mais querida do Brasil - afirmou Patrícia.

Editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner está convencido de que Patrícia Poeta é o melhor nome para assumir as funções de Fátima.

- Eu acho que eu conheço a Fátima um pouco melhor que todo mundo aqui e quando ela coloca uma ideia na cabeça nao é algo fácil de mudar depois. Isso entrou na cabeça e no coração dela e o projeto foi se tornando mais concreto - disse Bonner. - É um momento especial para o telejornalismo da Rede Globo e do Brasil. Estou emocinado com esse momento que não acontece toda hora.

Renata Ceribelli afirma que a emoção de assumir a apresentação em tempo integral do programa não é menos emocionante por já estar no time do Fantástico.

- Por mais que eu tenha nesses 12 anos sido uma apresentadora eventual, na hora que você assume o posto oficial de apresentadora tem um peso e um gostinho especial. É um desafio bacana e a cara do programa. O Fantástico inova e se recria também para quem trabalha nele. Um desafio desse tamanho, e ainda depois do Medida Certa, que mudou a minha vida, se eu já estava na casa das pessoas, imagina agora - disse Renata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário