sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Jangadeiro Online estreia novo layout


Entrou no ar nesta 5a feira, 17, o novo lay out do portal Jangadeiro Online (Ceará). O projeto vinha sendo executado há alguns meses pela equipe do Sistema Jangadeiro e pela agência web Index. Pelo que se nota, a proposta principal é a reorganização dos conteúdos na hoje, reforço da interetividade (é agora eles aceitam comentários) e uma maior integração do noticiário com as redes sociais.
Mas sem dúvida há que se dizer que é bem melhor que o anterior.


Os blocos de manchetes menores, agora em tom de cores diferentes de acordo com cada editoria, segue um padrão já adotado por grandes portais nacionais. Ajuda o leitor a achar o assunto de sua preferência.
O que me incomoda no projeto da Janga é que as manchetes estão longas. Dá uma impressão de desarrumado. Um trabalho extra é organizar com quantas linhas as manchetes vão ficar. A gente não sabe se a manchete é de três, quatro, cinco e até sete linhas.

Internamente, nas manchetes, não gosto do uso maiúsculo. Na home, os títulos estão em minúsculos, quando a gente “cai” na notícia o texto muda. Lembrando que esse texto é opinativo e diz respeito ao meu ponto de vista, logo, não quer dizer que sou dono da verdade.

Comparando com outros portais, achei que a organização das notícias principais, no topo da home, lembra um pouco a Folha.com, em que a manchete fica no meio e não do lado esquerdo como usam Estadão e G1.
Destaque ainda para os blogs do portal (Janga, Esporte e Comunidade) que também passaram por reformulação (com títulos em maiúsculo), mas com atenção caprichada nessa nova etapa do portal. Voltando para a parte da capa, agora o portal tem um espaço para “Última Hora”.

Nessa nova fase, a rádio Jangadeiro e a TV ganharam sites próprios para receberem o conteúdo do que é produzido pelas equipes de jornalismo (áudio e vídeo). Na home, é possível acompanhar a programação local (senti falta da grade da rede), e também pode assistir ao vivo os programas.

Embora o site tenha evoluído de layout, perdeu uma oportunidade de ousar no design. É claro que para um veículo, mesmo regional, não é fácil subverter a ordem. Mas a gente que gosta e acompanhar internet espera por surpresas mais adiante.

Também não vamos achar que tudo merece crítica. Os próximos dias serão de intensos ajustes para afinar seu pleno funcionamento. O que é importante mencionar é a evolução de um projeto de internet relativamente novo no grupo, que até uns três anos tinha apenas uma página institucional.
Parabéns a todos os envolvidos.

Com Informações: Liberdade Digital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário