segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O POVO vence prêmio Esso de Criação Gráfica

(Foto: Reprodução/Jornal O POVO)

O jornal cearense O POVO venceu o 59º Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Criação Gráfica de Jornal, com o caderno “Sertão a Ferro e Fogo”. Em mais de 20 páginas, o especial apresenta a marca de ferrar boi, uma herança avoenga, em narrativas colhidas no sertão cearense. A concepção é de Gil Dicelli, editor-executivo de Imagem do O POVO, inspirada nas marcas espalhadas por este nosso sertão. 

Segundo Gil, a vitória é um reconhecimento do trabalho da equipe do jornal, que apostou nesse tema. “Eu já havia pensado nesse tema, as marcas de ferrar boi, há um tempo. E foi uma ideia acolhida pelo jornal. Eu realmente não esperava que o raio fosse cair duas vezes no mesmo lugar, é uma alegria muito grande”, comemora. 

Além de Gil, contribuíram no projeto gráfico e da edição de arte do especial “Sertão a Ferro e Fogo” Pedro Turano, Luciana Pimenta e Guabiras. Os textos são assinados pelos jornalistas Demitri Túlio, Cláudio Ribeiro, Ana Mary C. Cavalcante e Émerson Maranhão - repórteres especiais do O POVO. As imagens são da repórter fotográfica Iana Soares.

Em 2013, O POVO ganhou o Prêmio Esso de Criação Gráfica na Categoria Jornal, com o caderno “Planeta Seca”, publicado em novembro de 2012. A premiação é considerada uma das mais importantes da imprensa nacional.  Ao todo, foram selecionados 35 de texto, 15 de criação gráfica, 10 de fotografia e 8 de telejornalismo, dentre os quais serão escolhidos os vencedores das 12 categorias. Os trabalhos foram examinados por, pelo menos, três jurados nesta primeira fase de seleção. 
 
As narrativas do caderno foram colhidas nos mais de três mil quilômetros percorridos entre os Inhamuns, Cariri, Jaguaribe, Sertão Central, Região Norte. 

Para selecionar os trabalhos finalistas de 2014, as diversas comissões examinaram 519 reportagens e séries de reportagens impressas; 175 trabalhos fotográficos; 291 trabalhos de criação gráfica (Jornal, Revista e Primeira Página) e 62 trabalhos de telejornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário